Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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IMPRESSORA 3D: CONSTRUINDO REPRESENTAÇÕES PARA O ENSINO
André Rafael Liziero, Maria Ivete Basniak, Dirceu Scaldelai

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


O desenvolvimento e acesso às tecnologias digitais pela população atingiram grandes proporções oferecendo facilidades e praticidades às pessoas, principalmente no que se refere ao acesso à informação e uso da criatividade em processos de criação e representação de modelos. Nas salas de aula, no entanto, isso está acontecendo de forma lenta, embora as tecnologias digitais possam oportunizar experiências valiosas para o processo de ensino-aprendizagem. E nesse sentido, identificamos que a Impressora 3D possui tecnologia capaz de possibilitar a criação de materiais concretos de forma precisa, que anteriormente não eram acessíveis a não ser por produções artesanais. Assim, nosso trabalho objetivou, utilizando a impressora 3D, construir e imprimir representações para o ensino das diferentes áreas do conhecimento, especialmente materiais que dificilmente são encontrados no mercado, proporcionando novas condições de ensino com materiais inovadores. Para isso, construímos as representações por meio da modelagem computacional com softwares específicos, como por exemplo, o AutoCAD, 3DS Max ou Meshmixer. Em seguida, exportamos os modelos para o Cliever Studio, software específico da impressora 3D Cliever CL-1, o qual utilizamos para elaborar os materiais. Os materiais que desenvolvemos foram solicitados por professores da UNESPAR, campus União da Vitória, para diferentes áreas de ensino. Assim, ao entregarmos os materiais, solicitamos aos professores que os avaliassem e destacassem sua utilidade no ensino. Essas avaliações nos permitem destacar como principais resultados: a comparação entre a Fita de Möbius impressa e o mesmo modelo feito por tiras de papel, em que a rigidez do material impresso o torna “mais manipulável” facilitando a compreensão de conteúdos relacionados a esse material; outro resultado pertinente se refere ao uso de modelos impressos em sala de aula que possibilita melhores visualizações do que ilustrações em livros didáticos, conforme foi relatado nas avaliações; e ainda, um resultado muito importante sobre a impressão 3D para o ensino é que ela pode criar modelos a partir do ambiente virtual, ou seja, criar materiais concretos que são difíceis de serem encontrados no mercado. Assim ao utilizar essa tecnologia para o ensino, conteúdos que anteriormente eram estudados por ilustrações ou representações virtuais podem ser substituídas pelos modelos impressos. Essa possibilidade pode fazer com que o professor pense em novos materiais que auxiliem suas aulas quando se estuda algum objeto tridimensional. Logo é necessário que ele conheça essa tecnologia a fim de visualizar novas possibilidades para ensinar com materiais tridimensionais.


Palavras-chave


Impressora 3D; Representações para o ensino; Materiais inovadores