Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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LOVECRAFT EM QUADRINHOS: “OS MITOS DE CTHULHU” POR ALBERTO BRECCIA
Natalia Andrea Gavotti

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a transposição do texto literário para a linguagem das histórias em quadrinhos realizada pelo quadrinista uruguaio-argentino Alberto Breccia (1919-1993) na sua obra “A cidade sem nome”, parte da publicação intitulada Os Mitos de Cthulhu, adaptação da obra literária de Howard Phillips Lovecraft (1890-1937), escritor estadunidense de novelas e contos de horror e ficção científica reconhecido como um dos mais influentes para estes gêneros narrativos no século XX. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado o levantamento bibliográfico sobre a obra de H. P. Lovecraft e de Alberto Breccia, incluindo ainda o levantamento e leitura do referencial teórico acerca do autor estadunidense, da linguagem das histórias em quadrinhos e acerca da literatura fantástica e de horror. Além disso foram empregados conceitos desenvolvidos por Linda Hutcheon (Uma teoria da adaptação) e Robert Stam (“Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade”), estudiosos das transposições e adaptações entre diferentes linguagens artísticas. Para a análise das características comuns entre o texto de H. P. Lovecraft e a adaptação realizada por Alberto Breccia, foi empregado o conceito de “sublime”, com destaque para as definições de Edmund Burke, de grande importância para a obra de Lovecraft, de acordo com a pesquisa desenvolvida por Júlio França em seu artigo “Fundamentos Estéticos da Literatura de Horror: A influência de Edmund Burke em H. P. Lovecraft” (2010). A partir deste embasamento teórico foi realizada a análise da adaptação da obra de Lovecraft por Breccia, buscando demonstrar como os elementos textuais foram transpostos e recriados na linguagem da história em quadrinhos em cada página e em cada quadro, colocando em destaque a construção da empatia entre o leitor e o narrador, a construção dos elementos de suspense, do uso de técnicas híbridas (incorporando desenho, colagem e outras técnicas gráficas) e da construção de figurações pouco reconhecíveis, estranhas e perturbadoras, materializando visualmente o universo permeado pelo horror e pela loucura que caracteriza a obra literária de Lovecraft.

Palavras-chave


Adaptação. Howard Phillips Lovecraft (1890-1937). Alberto Breccia (1919-1993)