Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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AMORES LÍQUIDOS NA PÓS-MODERNIDADE: A FRAGILIDADE DOS LAÇOS AFETIVOS EM COM QUE SE PODE JOGAR, DE LUCI COLLIN
Brenda Marinossi

Última alteração: 2017-08-06

Resumo


O presente trabalho tem como foco uma leitura sobre os conflitos marcantes e polêmicos presentes na literatura contemporânea, fazendo, pois, uma reflexão sobre a ruptura aos padrões antigos e o diálogo com temas presentes nas narrativas clássicas, tendo como corpus de análise o romance Com que se pode jogar, da escritora paranaense Luci Collin. No romance, estão presentes temas diretamente ligados às mazelas que afetam a contemporaneidade, como o abandono familiar, a prostituição, o uso de drogas, a depressão, o incesto, representando a liquidez e a fragilidade dos laços afetivos. As três personagens femininas centrais do romance cruzam-se, de forma não intencional e inconscientemente, seus destinos ao longo da história. Com trajetórias diversas e de lugares diferentes, elas se constituem em ambientes de desestruturação familiar, que apresentam resquícios da sociedade patriarcal. Os objetivos desta pesquisa consistiram em analisar a obra com um olhar voltado para a liquidez dos laços afetivos, apresentada por Bauman, na obra Amor líquido (2004), valendo-se para isso da metodologia de leitura e análise literária da obra com base nos textos teóricos acerca da Crítica Feminista e dos Estudos Culturais. Por meio das análises realizadas é possível refletir sobre aspectos do mundo contemporâneo que se relacionam com a representação do espaço e das personagens no romance contemporâneo de Luci Collin, assim como as relações fragilizadas. Com o desenvolvimento da pesquisa, chegamos a conclusão de que os temas polêmicos estão presentes na literatura contemporânea, como o incesto, a adoção ilegal, violência urbana, drogas, prostituição, configurando-se uma ruptura aos padrões antigos e um diálogo contemporâneo com temas presentes nas narrativas clássicas.