Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS INGRESSANTES NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE DO PARANÁ ENTRE 2013 A 2016.
Suzana Souza Fraga, Cleber Broietti, Glaucius André França

Última alteração: 2017-08-05

Resumo


O ensino superior é um dos responsáveis pela formação e qualificação de profissionais que desempenham as mais diversas profissões no Brasil. Nas últimas décadas houve um crescimento excessivo no número de Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre o leque de opções de cursos de graduação, o curso de Ciências Contábeis destaca-se como sendo o quarto curso com maior número de graduandos no Brasil. Diante disso, esse trabalho procurou identificar qual o perfil dos alunos ingressantes no curso de Ciências Contábeis entre os anos de 2013 e 2016, na UNESPAR campus Apucarana localizada no norte do estado do Paraná. A pesquisa está caracterizada como descritiva referente ao levantamento e aos procedimentos, quantitativa no que se refere a abordagem do problema e com característica longitudinal. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário com 26 perguntas destinadas aos alunos ingressantes em cada ano, contando com uma amostra total de 228 estudantes entre os períodos noturno e diurno. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos são do gênero feminino, com idade entre 17 e 20 anos, solteiros, oriundos de escolas públicas. Em relação ao motivo que levaram os alunos a escolher o curso, as respostas, em sua grande maioria, conduziram para o mercado de trabalho. Conhecer o aluno e as suas motivações que os trouxeram a frequentar as cadeiras universitárias desse curso, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desses alunos.


Palavras-chave


Ensino Superior. Ciências Contábeis. Perfil.