Última alteração: 2017-08-05
Resumo
O planalto Norte-Catarinense, porção da chamada região do Contestado (FRAGA, 2006), é marcado por uma histórica marginalização social e agrária, culminando com um espaço único de resistência e disputa territorial. Neste cenário, esta pesquisa partiu em termos teórico-metodológicos da Geografia Agrária e objetivou analisar a participação econômica dos sujeitos do campo (agricultores) no abastecimento da merenda escolar, tendo como recorte geográfico o planalto Norte-Catarinense, mais precisamente o município de Papanduva. Para tanto, inicialmente foi elaborada uma reflexão teórica baseada em Diniz (1986), Fabrini e Roos (2014), Oliveira (1947) e Petersen (2009), que foi aperfeiçoada com as contribuições de Mazoyer e Roudart (2010), Sampaio (2011) e uma série de legislações específicas. Na seleção dos dados de campo, consideraram-se os princípios da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1996) no levantamento de informações, na observação das propriedades/instituições e na aplicação das entrevistas semi-estruturadas (SELLTIZ, et. all., 1987). Dessa forma, por meio da construção teórica elaborada e das análises de campo, foi possível atestar a importância do trabalho regional do agricultor familiar e perceber as íntimas relações destes com suas propriedades e com as instituições existentes no município. Para estes sujeitos do campo, a produção de alimentos para a merenda escolar se apresentou como uma ampliação de renda considerável e uma possibilidade de se inserir em políticas públicas, programas e ações específicas para estes casos, fazendo frente ao agronegócio e à indústria fumageira. Ressalta-se também a qualidade mais que satisfatória dos alimentos frescos produzidos e entregues pelos agricultores familiares às creches, hospitais e demais instituições de Papanduva. Por fim, em termos econômicos, constatou-se que uma parcela significativa da renda dos sujeitos do campo do município de Papanduva/SC advém dos produtos específicos comercializados diretamente entre agricultores e instituições, entretanto, as políticas públicas, ações e programas ainda precisam ser mais abrangentes e em maior número.