Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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O CINEMA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: O IMAGINÁRIO COMO FORMADOR DO RACIONAL
Karina Borba Paulino dos Santos, Lucila Akiko Nagashima

Última alteração: 2017-07-28

Resumo


Ao longo do tempo, o ensino, de modo geral, tem passado por profundas mudanças. Dentre as transformações observadas, um problema crescente na sala de aula para os professores tem sido a dificuldade em encontrar diferentes formas de ensinar e incrementar a sua didática, para garantir um ótimo desempenho no processo ensino-aprendizagem, objetivo maior de todo o professor. Nesse contexto, a indústria cinematográfica oferece uma excelente ferramenta didática ao professor, uma vez que é possível encantar um aluno por determinado assunto através da apresentação de filmes sobre o tema em sala de aula. Portanto, o objetivo deste trabalho é oferecer sugestões de filmes, métodos didáticos e temas relacionados à área da ciência a serem trabalhados durante as aulas. Para a execução de tal objetivo foram selecionados três filmes do acervo nacional. O primeiro é denominado A teoria de tudo relata a vida de Stephen Hawking, um famoso físico britânico, expondo principalmente as suas pesquisas relevantes para a ciência e aspectos de sua vida pessoal. O segundo se chama Uma prova de amor e narra a vida de uma garota portadora de síndrome leucêmica promielocítica e a relação com sua família. E o último filme, Osmosis Jones, se trata de uma animação que retrata uma aventura vivida por Osmosis Jones (uma célula branca) e a pílula Drixorial no interior do corpo de um homem resfriado para eliminar o vírus causador da doença. Através da análise dos filmes foram elaborados resumos dos enredos e das fichas técnicas. Também foram feitas sugestões de temas a serem abordados, relacionados a cenas dos filmes e de possíveis formas para se trabalhar estes conteúdos em sala aula. Como resultado, foram identificados diversos conteúdos da área da física, biologia, química, dentre outros aspectos das ciências naturais que podem ser introduzidos às aulas por meio da observação de cenas e histórias presentes em cada filme. Dessa forma entende-se que os filmes têm um valor indispensável no processo de ensino-aprendizagem, sendo estas ferramentas alternativas que dão um bom suporte e apoio tanto para o professor, que quer transmitir conhecimento quanto para o aluno, que deseja adquiri-lo.


Palavras-chave


Cinema; Ensino de Ciências; Recurso didático