Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
AS RELAÇÕES ENTRE AS DOBRADURAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Emilly da Silva Nunes

Última alteração: 2017-08-04

Resumo


O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação das dobraduras na construção de sólidos geométricos com o ensino de geometria. O trabalho pretendeu colaborar na aprendizagem e ensino de geometria por meio de materiais manipuláveis, visando romper com a ideia de ensino de geometria que utiliza listas de exercícios e fórmulas, procurando estimular a criatividade, o diálogo e o raciocínio dos alunos. A pesquisa foi dividida em quatro etapas. Na primeira, foi realizado um levantamento dos trabalhos na área de Educação Matemática que tratam do ensino de geometria e dobraduras. Na segunda etapa, fizemos um estudo axiomático dos termos poliedros, poliedros regulares e poliedros de Platão, acerca da geometria espacial. Na terceira, fotografamos todo o processo das dobraduras para construir os poliedros de Platão. Na última etapa, discutimos as possíveis explorações dessas construções.