Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO HELENA WOLF (1930-1961): A MOVIMENTAÇÃO DOS TROPEIROS E A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO ESCOLAR
Bruna Aldine Muller, Roseli Bilobran Klein

Última alteração: 2017-08-05

Resumo


Caracterizado pela ação do transporte, o tropeirismo esteve presente no Brasil desde o início da colonização portuguesa, sendo um meio para a condução de riquezas, especiarias e animais de um lugar para outro, tendo finalidades comerciais. Além de cumprir com o propósito econômico, o tropeirismo contribuiu para a formação de povoados, os quais necessitavam de uma escola. A instituição escolar do presente estudo foi fundada em uma comunidade que se desenvolveu devido a essa movimentação, denominada de Iratim de Palmas e pertencente inicialmente à cidade de Palmas (PR). Atualmente a instituição é denominada de Escola Municipal do Campo Helena Wolf e pertence ao município de General Carneiro (PR). A investigação tem por objetivo desvendar dados de fundação dessa escola pública primária, deixando transparecer a prática educativa dos professores que ali atuaram, o espaço escolar, e outros aspectos que fizeram parte do ambiente de aprendizagem, entre os anos de 1930 a 1961. A pesquisa apresenta-se bibliográfica, descritiva, exploratória e com pesquisa de campo, envolvendo a reconstituição histórica por meio da história e memória oral dos sujeitos envolvidos, apresenta análise documental de fontes primárias. A partir de tais estudos foi possível evidenciar a instituição escolar pesquisada adepta do ensino tradicional, porém com práticas isoladas do ensino renovador e do processo de Nacionalização do Ensino, destacam-se também os docentes comprometidos, inseridos num espaço escolar bastante simples e a influência da atividade exercida pelos tropeiros. Portanto, além de influências temporais e de políticas educacionais que ocorrem em âmbito nacional e regional no recorte temporal, foi possível perceber as influências culturais, com ênfase aos tropeiros, agentes promotores de um intercâmbio cultural. Nesse sentido, tais contatos influenciaram na constituição da cultura escolar gerada no interior da instituição. A pesquisa tem como referencial teórico Souza; Pinheiro e Lopes (2015) e Nascimento et. al. (2007).


Palavras-chave


Instituições Escolares; Práticas Pedagógicas; História e Memória Oral