Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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TECENDO MEMÓRIAS, ATRAINDO OLHARES: a apropriação de padrões ornamentais e decorativos na expressão artística
Rita Isabel Vaz

Última alteração: 2017-08-05

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar a ressignificação de objetos do universo feminino na poética das artistas Beatriz Milhazes e Leda Catunda, do Brasil e Joana Vasconcelos, de Portugal, que utilizam referências e técnicas trazidas de um processo artesanal para a produção de arte. A escolha destas artistas pautou-se na existência da possibilidade de um diálogo entre a poética de cada uma delas com a minha. Em seus trabalhos utilizam-se de objetos femininos, deslocando-os do lugar comum para a arte. Suas cores são vibrantes, tratam de questões sociais e de gênero, inspiram-se na cultura popular. Os trabalhos manuais, os adornos e ornamentos nas obras destas artistas reafirmam o fazer artesanal e feminino no espaço da arte. O objetivo de compreender a poética de cada uma das artistas e a minha própria foi se construindo ao longo do trabalho, na realização de obras autorais. O procedimento metodológico parte da investigação teórica e do trabalho prático em relação dialética ao longo de todo o processo. Algumas perspectivas foram abertas por meio dessa pesquisa que certamente se ampliam na relação com a arte. Ao tecer essa narrativa, ao dialogar com as sensibilidades que as artistas mencionadas evocam nas urdiduras de suas obras, ao me ver enredada nos possíveis significados de seus trabalhos identifico minha poética e construo obras que modificam meu próprio olhar, almejando seduzir/transformar o olhar do espectador.  Resultou deste processo a realização de cinco obras nas quais utilizei tecidos de padronagens diversas, deslocados de seu uso habitual para  construção de objetos, estes trabalhos estabelecem diálogo poético com as artistas mencionadas, remetem à ideia de tecer uma obra ao mesmo tempo em que se tece a vida, contando uma história, deixando "pegadas". A pesquisa teórica ressaltou a importância histórica dos trabalhos manuais, enquanto meio de sobrevivência para muitas mulheres, embora  confinadas no espaço doméstico, provocaram a transformação das relações de subordinação financeira. Ao aprofundar-me no estudo da poética destas artistas vislumbro alegria, aconchego, maciez, conforto, cores e formas. Interessa-me especialmente o que elas trazem de intrigante, de belo, de lúdico e, ao mesmo tempo, de contestador.


Palavras-chave


Memórias. Apropriação. Deslocamento.