Última alteração: 2017-08-04
Resumo
O trabalho tem por objetivo investigar o perfil de jovens universitários de cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Paraná, Câmpus de Campo Mourão, com o intuito de perceber as concepções políticas destes graduandos. A pesquisa foi iniciada em 2016, momento em que o Brasil passava por um período de instabilidade política, decorrente do processo de impeachment da presidente eleita em 2014, em paralelo a diversas manifestações populares, greves e discussões nas redes sociais. Participaram da pesquisa jovens de 19 a 29 anos matriculados no terceiro ano dos cursos de Licenciatura em História, Geografia e Pedagogia, totalizando 47 acadêmicos(as). Para a coleta de dados aplicamos, no segundo semestre de 2016, um questionário online, contendo perguntas abertas e de múltipla escolha. Em relação aos resultados da investigação, construímos eixos de análises para o entendimento das concepções políticas, os quais evidenciaram problematizações relacionadas à cidadania, ao sistema político, economia, educação e relações sociais. As ponderações dos(as) jovens sugerem que não há uma uniformidade nas formas de participação social e engajamento da juventude, e nem na maneira como se entende a política e os diversos componentes do sistema político-social. Manifestam baixo nível de confiança na política, no governo e na democracia, além de apresentarem descontentamento em relação à situação de desigualdades sociais, resultantes do sistema econômico, da corrupção na política e do que entendem ser os limites da própria democracia. Por fim, problematizam questões como individualismo, a falta de valorização da educação, as formas de manipulação por meio das mídias, e criticam a fluidez e a velocidade das transformações sociais e de formação humana. Essas impressões e/ou constatações ainda são acompanhadas de uma reflexão acerca do ambiente universitário no qual estão inseridos e que, de acordo com suas falas, parece exercer importante papel nas mudanças em suas concepções, evidenciando um esclarecimento advindo da racionalidade e criticidade que acompanham o curso de Graduação. Os dados e discussões problematizadas evidenciam um grupo juvenil heterogêneo, marcado por diferenças sociais, econômicas e culturais, com percepções diversas acerca da política e das relações sociais.