Última alteração: 2017-07-26
Resumo
O segmento varejista de flores tem obtido um alto potencial de desenvolvimento do agronegócio tanto no mercado interno quanto externo, porem apesar deste crescimento a região litorânea do Paraná não tem demonstrado a mesma tendência. Neste sentido, visando compreender os fatores que possam estar associado a esta situação realizou-se pesquisa exploratória descritiva junto a 22 comerciantes nas cidades de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O estudo mostrou que as estratégias adotadas pelos comerciantes que resultam em vantagem competitiva são a qualidade das flores comercializadas, e o sistema de atendimento personalizado. Os principais produtos ofertados aos clientes eram serviços de paisagismo, jardinagem e cestas de café. Especificamente no que concerne à aplicabilidade da Taxonomia de Porter, como forma de obter vantagem competitiva, as principais estratégias eram de enfoque (n=10) e diferenciação (n=12), sendo que estes modelos de gestão estratégica atrelado ao cenário favorável e a baixa competitividade no setor, conferia aos varejistas de flores estabilidade comercial.