Última alteração: 2016-09-20
Resumo
As pesquisas realizadas em educação buscam explicar o fenômeno educativo em seus múltiplos constituintes, sujeitos e objetos que nele se relacionam. Em nossa pesquisa apreendemos os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa educacional e como são encaminhadas e estruturadas pelos pesquisadores. Utilizamos pesquisa bibliográfica com abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e delimitamos o periódico Cadernos de Pesquisa (CP) da Fundação Carlos Chagas (FCC). Identificamos os artigos com os descritores pesquisa e/ou pesquisas nos títulos e/ou palavras-chave publicados no período de 2005 à 2014 e identificamos 39 artigos. Constatamos que a maior parte dos pesquisadores da área da Educação debatem sobre os aspectos teórico-metodológicos e a contribuição da pesquisa para prática docente, ou seja, como a realização de pesquisas contribui para a melhoria das práticas de ensino-aprendizagem. Os pesquisadores reafirmam a necessidade dos/as professores/as docentes refletirem sobre suas práticas e desenvolverem pesquisas continuamente. Complementarmente, reafirmam a necessária melhoria da divulgação/interlocução das pesquisas realizadas em âmbito acadêmico/universitário e nos cursos de formação de professores com as pesquisas e práticas docentes desenvolvidas no âmbito profissional e nas redes básicas de ensino, utilizando-se, por exemplo, da pesquisa-ação. Os pesquisadores esclarecem que a multiplicidade de disciplinas (Sociologia, Filosofia, Psicologia, Linguística, e, entre outras, a História) orientam diferentes formas de investigações, abordagens, teorias, métodos e metodologias possíveis para o enfrentamento das problemáticas educacionais, tanto epistemológicas quanto em seu desenvolvimento. Em alguns artigos estudados identificamos que pesquisadores tratam da formação e da prática docente e afirmam que professores atuantes na Educação Básica preferem pesquisas e estudos que subsidiem e possibilitem modificações práticas e objetivas dos problemas enfrentados no processo educativo. Consideramos por fim, que as publicações do periódico estudado contribuem para o debate teórico-metodológico sobre pesquisa educacional, em sua divulgação e ainda constitui-se como fonte para realização de novas pesquisas e estudos.