Última alteração: 2016-10-03
Resumo
A presente pesquisa se propõe a investigar as histórias e memórias das Escolas Isoladas da Rede Municipal de Ensino de Porto União-SC. Apresenta como objetivos: investigar o universo do trabalho pedagógico constituído pelas Escolas Isoladas, com classes multisseriadas; Analisar as condições das atividades pedagógicas do ensino primário rural de Porto União entre as décadas de 1980 a 1990. A interlocução teórica pauta-se nos estudos do historiador Roger Chartier, com o intuito de se averiguar a apropriação da didática escolar pelas professoras primárias. As fontes documentais localizadas com base na catalogação de fontes primárias e secundárias pautam-se em: leis e decretos, regulamentos, regimentos escolares, Atas dos Centros Cívicos, livros de chamada, entre outros. Portanto esta pesquisa documental nos permite afirmar que: os referidos documentos escolares localizados neste estudo no período que circunscreve esta pesquisa, estabeleceram uma representação das condições pedagógicas que emergiam no cotidiano escolar das Escolas Isoladas. Para compor este artigo apresentaram-se resultados parciais, sobre a organização do ensino primário das Escolas Isoladas Municipais de Porto União.