Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A IMPORTANCIA DA COR NA ESTRUTURA COMPOSITIVA DA PINTURA DUAS RAÇAS DE ALFREDO ANDERSEN
efigenio pavei carvalho

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


pintura Duas Raças, de 1932, do artista Alfredo Andersen. Neste estudo, primeiramente, buscamos aprofundar nosso conhecimento a respeito das características formais da composição em arte, com foco na relação de ordenação plástica de figura e fundo, já que verificamos ser este o tipo de ordenamento presente na pintura analisada. Nossas referências teóricas para isso foram Rudolf Arnheim, com o livro Arte e Percepção Visual e Geraldo Leão, com o texto Da ágora à internet. Após isso, dirigimos nosso olhar para o estudo da cor e dos contrastes cromáticos mediante os livros Da Cor à Cor inexistente e o Universo da Cor de Israel Pedrosa e A interação da cor de Josef Albers, para a partir de suas definições de contrastes de claro e escuro, quente e frio e complementaridade verificar quais destes Andersen utilizou. Com isso determinado, partimos para a discussão da possível relação entre o uso da cor e o ordenamento plástico de figura e fundo na pintura Duas Raças. Para tanto, tivemos embasamento metodológico na análise por Luzes Incidentes e nos Estudos Práticos por manipulação de imagem digital como discutida por Claudina Moresi e Anamaria Neves na Pesquisa Guignard. Desse modo, buscamos verificar se a cor contribuiu ou não para enfatizar o ordenamento de figura e fundo da composição na pintura Duas Raças.

Palavras-chave


Alfredo Andersen; Composição; Cor.

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