Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO NORMAL REGIONAL MARCELINO DUTRA EM PORTO UNIÃO (SC) NA DÉCADA DE 1960
Bruna Aldine Muller, Roseli Bilobran Klein

Última alteração: 2016-09-21

Resumo


O Curso Normal Regional Marcelino Dutra foi criado com a finalidade de formar docentes para as áreas rurais do Município de Porto União (SC) e região.  Sua criação ocorreu no ano de 1947, quando passou a funcionar em anexo ao prédio do Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso. A presente pesquisa tem por objetivo desvendar as práticas pedagógicas do referido curso, na década de 1960. Essa proposta se concretiza por meio da análise de relatórios escolares, os quais, ainda, deixam transparecer outros aspectos relevantes contidos no ambiente de aprendizagem, implícitos nessas práticas: disciplinas escolares, espaço físico, exposições, comemorações e materiais escolares. A metodologia empregada baseia-se em estudos bibliográficos, descritivos, exploratórios e em análise documental das fontes primárias catalogadas pelo NUCATHE (Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação). Como resultado, obteve-se a descrição das práticas pedagógicas empregadas pelo curso na formação docente, durante a década de 1960, e a descrição de dados secundários, os quais possuem influência nessas práticas e constituem as especificidades do curso. Assim, observam-se as influências que a sociedade instituiu no curso, refletidas nas práticas pedagógicas, no período estudado, as quais fazem parte da cultura escolar gerada no interior da instituição. Estudá-las possibilitou o entendimento da sua apropriação e como as mesmas foram conservadas e aplicadas na formação docente. Os estudos tomaram por base Teive (2008) e Nascimento et al. (2007).


Palavras-chave


Curso Normal Regional; Formação Docente; Práticas Pedagógicas.

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