Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
FEDON: UM ESTUDO SOBRE O CORPO EM PLATÃO
joão pedro magalhães ferreira

Última alteração: 2016-09-19

Resumo


Nosso objetivo é analisar os diálogos de Platão 428 a.C 348ª.C, Fedon, Mênon, Platão e o Problema Educacional com o proposito de refletir sobre os conceitos de corpo presente nas  obras. A investigação é desenvolvida pelo olhar da História da Educação e da Educação Física, sendo pressupostos teóricos provenientes da História Social, a qual nos permite dialogar com várias áreas do conhecimento. Nossas reflexões serão direcionadas pelas inquietações acerca do conceito de corpo na Antiguidade, especificamente, no pensamento platônico. Assim, o estudo tem por objetivo refletir o conceito de corpo para o filosofo e qual sua importância no processo de formação do homem grego. A pesquisa é constituída exclusivamente de fontes, bibliográficas e imagéticas aonde suas obras são as referencias. Temos como resultado esperado nos aproximar do contexto do tempo histórico delimitado e, assim, refletir acerca do tempo presente tendo como fundamentação as lições deixadas pelos homens que viveram em outras épocas. Assim esperamos que os conteúdos investigados possam auxiliar uma melhor compreensão da importância da Educação Física na formação do homem contemporâneo. Em suma pode-se concluir que o corpo tem papel fundamental na formação do homem, pois, é inseparável a formação do homem sem sua devida importância, pois sua evolução física se completa com o intelecto.


Palavras-chave


educação; corpo; Platão

Texto completo: PDF