Última alteração: 2016-09-26
Resumo
Este trabalho busca compreender a relação do uso da música no Ensino de Matemática. Tem como objetivo identificar contribuições da música como auxílio para os estudantes nas aulas de matemática e como os estudantes lidam com essa maneira diferenciada de trabalhar os conteúdos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa na qual os dados coletados por meio de questionário foram interpretados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2004). Três turmas de terceiro ano do ensino médio foram investigadas. Os estudantes foram desafiados a criarem paródias ou músicas originais que relacionassem os conteúdos estudados em geometria analítica, especificamente a equação da reta com a finalidade de promover uma revisão dos conceitos estudados. A pesquisa demandou uma revisão bibliográfica a fim de subsidiar a importância de aprender matemática, a música como um instrumento que se faz presente no cotidiano dos estudantes e também como um instrumento que potencialize a aprendizagem, além das contribuições que a música pode trazer ao aprendizado da matemática. Após a análise e estudo das respostas, os resultados suscitados foram que a música como um instrumento adjacente aos estudos, pode contribuir de maneira relevante na lembrança dos conceitos, das fórmulas, e procedimento de resolução. Assim, a investigação corrobora a ideia de que o uso da música em sala de aula, particularmente com a disciplina de matemática, pode de ser uma atividade adequada para seu ensino e aprendizagem.