Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
AS CIÊNCIAS EM FOCO: LEVANTAMENTO DOS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM PERIÓDICOS ELETRÔNICOS
Susane Closs da Silva, Lucila Akiko Nagashima

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Ao longo da história almejou-se inserir recursos audiovisuais na sala de aula, obtendo-se particular êxito no que se chamou de “motivação para as aulas”. Nesse sentido, por meio do presente trabalho, efetuou-se um estudo analítico das produções científicas apresentadas nas edições de revistas eletrônicas de ensino. O intuito desta análise foi verificar como a utilização de filmes e obras do gênero ficção científica no Ensino são vistas pela comunidade acadêmica, elaborando-se, dessa forma, resenhas, comentários acerca de cada produção selecionada, as colocações dos autores ao abordar esta temática. Mediante as pesquisas realizadas e os dados obtidos, verificou-se que as obras de ficção científica podem ser, potencialmente, consideradas recursos didáticos para o ensino de ciências, facilitando o desenvolvimento de conceitos científicos e instigando o interesse dos alunos à temática, principalmente por suas ricas e inimagináveis ilustrações e perspectivas. Contudo, os autores selecionados afirmam, em unanimidade, que não se deve omitir as questões sociais, culturais, filosóficas e interdisciplinares que existem na produção e que, por serem geralmente implícitas, requerem maior atenção do professor, o que implica, também, na necessidade de uma contínua formação docente.

 


Palavras-chave


Cinema. Interdisciplinaridade. Formação docente.

Texto completo: PDF