Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Trabuco Malvestio da Silva

Última alteração: 2016-09-27

Resumo


Este artigo tem por objetivo verificar como as Tecnologias da Informação estão sendo utilizadas no contexto educativo. A pesquisa de cunho bibliográfico, está pautada em autores que explicitam a importância do tema discutido. Também realiza uma pesquisa de campo em uma escola Estadual do Município de Terra Rica no Estado do Paraná, com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio. Para tanto, em um primeiro momento verifica a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de Ensino e Aprendizagem dos alunos, pois entende-se segundo Dowbor (2001), que a educação é um processo permanente de interação entre a escola e o mundo que a cerca. Desse modo é necessário incluir as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no âmbito escolar, pois os alunos já utilizam as mesmas em sua vida. Na sequência apresenta os dados levantados na pesquisa de campo, onde foram entrevistados 20 professores e 260 alunos do Ensino Fundamental e Médio, no período de fevereiro à abril de 2016, e a análise dos mesmos, pautado em Dowbor (2001), Kerbauy e Santos (2010), Kenski (2007), Sancho (1998). Por fim destaca o papel do professor como mediador nos momentos de utilização destes recursos em sala de aula, pois conforme Valente (1999), cabe a este planejar e organizar o ensino, desenvolvendo atividades relativas ao conteúdo da disciplina, favorecendo uma educação de qualidade. Ao final deste estudo, depreende-se que os professores e os alunos entrevistados percebem que com o uso da Tecnologia da Informação, a aula pode tornar-se mais interessante, ajudando a compreensão e assimilação do conteúdo exposto, no entanto ainda prevalece a utilização do projetor de slides no dia a dia escolar. Conclui-se que as Novas Tecnologias da Informação, ao serem utilizadas em sala de aula, podem contribuir para elevar a qualidade do ensino, mas para tanto é necessário planejamento e mediação por parte dos professores, bem como preparo para a utilização das mesmas.

 

 

 


Palavras-chave


Educação. Tecnologias da Educação. Aluno. Aprendizagem.

Texto completo: PDF