Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNESPAR-APUCARANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA RELAÇAO ORIENTADOR-ORIENTANDO
COELHO SANTOS SILVA, MARCIA BEFFA

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Este estudo teve como finalidade compreender o significado e a importância do estágio supervisionado no curso de Administração da Unespar-Apucarana, a partir da relação orientador-orientando. A qualidade da relação orientador-orientando tem sido evidenciada no processo para formação acadêmica e profissional. Foram investigados 29 estagiários no 4º. ano. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário composto por cinco questões abertas e os dados analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados quanto ao significado do estágio supervisionado na formação indicaram a possibilidade do orientando relacionar teoria com prática, obter experiência prática e conhecimento para atuar frente ao mercado de trabalho, bem como facilita o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e formação cientifica do administrador. No tocante à relação orientador-orientando, os participantes evidenciaram que fatores tais como confiança, compreensão, respeito, atenção, disponibilidade de atendimento e conhecimento teórico do orientador  apresenta-se como relevante no estabelecimento de boa relação entre ambos, bem como isso interfere na qualidade do trabalho desenvolvido. Dessa forma, ressalta-se que a relação orientador-orientando depende do domínio teórico do orientador na área e do estabelecimento de uma relação na qual predomina a discussão de ideias a partir do diálogo, um aprendizado conjunto. Considera-se que os dados deste estudo mereça atenção de coordenadores de curso e de estágio supervisionado, na escolha e indicação de orientadores, alinhados ao interesse e eixo teórico escolhido pelo orientando, bem como garantia de disponibilidade de orientações conduzidas com comprometimento, respeito e estabelecimento de confiança, desenvolvendo a responsabilidade e autonomia do orientando. Acredita-se que desta forma, seja possível melhorar a interação entre orientadores-orientandos com consequente qualidade na atuação dos orientandos no campo de estágio e nos relatórios a serem elaborados.


Palavras-chave


Administração. Estágio Supervisionado. Relação Orientador-Orientando.

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