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O PROCESSO DE ESCRITA NO PIBID: A FORMAÇÃO DO SUJEITO PRODUTOR DE TEXTOS
Última alteração: 2016-09-20
Resumo
Este trabalho trata da constituição da escrita na formação docente inicial de Língua Portuguesa. A partir das atividades realizadas junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Portuguesa, atentamo-nos às produções textuais realizadas pelos participantes do Programa, a fim de analisar a formação do sujeito produtor de textos e os possíveis reflexos de tal formação em suas atuações enquanto professor Este trabalho tem respaldo teórico em uma perspectiva dialógica de linguagem, apoiada nas teorias propostas pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN 1992; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999) e na concepção de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABYNSON, 1991). Temos como objeto de estudo as produções textuais escritas realizadas pelos participantes do subprojeto, analisando como respondem aos encaminhamentos e aos apontamentos de revisão realizados pela coordenadora em todas as versões da produção e, assim, compreendemos como a escrita do professor em formação inicial desenvolve-se e constitui-se ao longo dos trabalhos realizados. Tomamos as diferentes versões das produções textuais escritas, considerando os apontamentos realizados no momento da revisão da professora e as revisões e reescritas dos produtores, analisando as mudanças que aconteceram a cada produção, buscando compreender como colaboram para a formação do sujeito produtor de textos. Observamos que o professor em formação inicial mostra, ao longo do processo, desenvolvimento significativo em suas produções textuais escritas, articulando melhor sua linguagem, cumprindo com as finalidades da
proposta e concebendo o texto não como um produto pronto e acabado, mas como um processo constante de escrita, revisão e reescrita. Isso revela a importância de um trabalho que desenvolva as capacidades linguístico-discursivas dos professores em formação inicial para que possam agir na
sociedade por meio da linguagem e, na sala de aula, enquanto professores, saibam realizar um trabalho significativo de produção textual com seus alunos.
proposta e concebendo o texto não como um produto pronto e acabado, mas como um processo constante de escrita, revisão e reescrita. Isso revela a importância de um trabalho que desenvolva as capacidades linguístico-discursivas dos professores em formação inicial para que possam agir na
sociedade por meio da linguagem e, na sala de aula, enquanto professores, saibam realizar um trabalho significativo de produção textual com seus alunos.
Palavras-chave
Escrita como Trabalho; PIBID; Formação Docente Inicial.
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