Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A SOCIOLINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
Alexsandro Sznicer

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


A Sociolinguística é uma área da linguística que vem proporcionando significativas mudanças no cenário educacional brasileiro no que se refere ao ensino de língua materna, sobretudo a aspectos que envolvam fenômenos de variação e mudança na língua. A Sociolinguística Educacional é uma ciência de extrema importância tanto para professores em formação inicial, quanto para aqueles que já se encontram inseridos em sala de aula.  Entende-se, assim, a necessidade de que professores de língua portuguesa recebam uma formação inicial apropriada em se tratando de teoria sociolinguística, para que posteriormente possam aplicá-la de forma adequada em sala de aula (BORTONI-RICARDO, 2004). Em pesquisa anterior, (SZNICER, 2014), foi investigada a atuação de professores de língua portuguesa em séries dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Por meio dela, constatou-se a deficiência na formação desses educadores, tão importantes para a construção de um saber em língua portuguesa nos primeiros anos de educação formal. Conhecendo esta realidade, o presente trabalho de Iniciação Científica, por meio de uma pesquisa qualitativa de base etnográfica e colaborativa busca implementar uma reflexão que gere ações pedagógicas comprometidas com um ensino de língua amplo e plural, investigando o envolvimento que professores de língua materna em formação inicial, mais especificamente no curso de Pedagogia,  mantêm com as concepções da Sociolinguística Educacional. Utilizaram-se, para isso, questionários com alunos formandos nas turmas de Pedagogia e entrevistas com professores que ministram aulas no curso. Os objetivos da pesquisa são gerar uma reflexão crítica acerca da contribuição que a sociolinguística educacional pode proporcionar ao ensino e à aprendizagem em língua materna, e promover a investigação do envolvimento que os professores em formação inicial mantêm com a teoria da Sociolinguística Educacional. Os dados obtidos mostram que o conhecimento dos alunos em relação à teoria sociolinguística encontra-se restrito a padrões gramaticais de língua. Em relação às entrevistas, constatou-se que os professores possuem conhecimento razoável na teoria, mas ainda é possível encontrar conceitos de senso comum muito presentes nas falas desses profissionais.


Palavras-chave


Sociolinguística Educacional. Formação inicial. Pedagogia.

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