Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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INATIVIDADE FÍSICA E APOIO SOCIAL DOS PAIS E AMIGOS EM ESCOLARES DE PARANAVAÍ, PARANÁ
Rafael José Fernandes Ravagnani

Última alteração: 2016-08-18

Resumo


RESUMO

A identificação dos fatores que influenciam a prática de atividade física em crianças e adolescentes tem sido considerada uma informação essencial para o desenvolvimento de programas para aumentar os níveis de atividade física. Dente estes fatores (por exemplo, auto eficácia, apoio social, ambiente físico), o apoio social tem se destacado como um dos mais importantes. As diferentes fontes e os tipos de apoio social influenciam de maneira particular a participação dos adolescentes nas diferentes atividades físicas. Deste modo o objetivo deste trabalho foi verificar a existência de associação de inatividade física e apoio social dos pais e amigos em escolares de Paranavaí, Paraná. Amostra composta por 551 escolares do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de um colégio público localizado na cidade de Paranavaí, Paraná no ano de 2016. As variáveis analisadas foram: Nível de atividade física e apoio social de pais e amigos. Os resultados mostraram que a inatividade física teve frequência de inadequação de 93,3% (n=514) da amostra. Em relação ao apoio social, a inadequação atingiu 70,7% (n=388) dos pais e 69,6% (n=382) dos amigos. Conclui-se que a inatividade física foi associada com o apoio social dos pais e amigos. Neste sentido, intervenções que envolvam pais e amigos devem ser inseridas no contexto escolar tendo em vista o aumento do tempo de atividade física semanal.


Palavras-chave


Palavras-chave: Inatividade física. Apoio social. Escolares.

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