Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
Maila Jaqueline Morais Ferreira

Última alteração: 2016-07-29

Resumo


No ensino de matemática o professor precisa dispor de vários recursos didáticos que possam funcionar como apoio para que os alunos compreendam os conceitos que precisa ensinar. Nesse resumo, apresentamos um estudo realizado a respeito do uso de jogos no ensino de matemática, com cujo objetivo foi identificar tipos de jogos que favorecem a aprendizagem das quatro operações fundamentais – adição, subtração, multiplicação e divisão, e compreender as dinâmicas de trabalho com esses jogos, que potencializam tais aprendizagens. Para tanto, realizamos uma busca por trabalhos científicos que relatam o uso de jogos como estratégia para ensinar Matemática, e analisamos os jogos utilizados pelos autores em suas experiências a partir do referencial teórico que norteia este estudo, classificando-os de acordo as categorias: jogos de azar, jogos de estratégia, e jogos de fixação de conceitos. Na sequência, foram selecionados e adaptados um jogo de estratégia e um jogo de fixação de conceitos, que serão desenvolvidos com um grupo de crianças, com faixa etária entre nove e onze anos. Neste estudo, compreendemos que as atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras, são considerados como recursos que podem auxiliar o trabalho do professor em sala de aula na introdução e desenvolvimento de conceitos, na fixação de conteúdos matemáticos, e também no desenvolvimento do cálculo mental. O jogo também pode ser utilizado como um instrumento facilitador na aprendizagem de estruturas matemáticas, muitas vezes de difícil assimilação. Além disso, os jogos podem ser usados para criar situações em que as crianças podem aprender estratégias para a resolução de problemas e fortalecer sua capacidade de enfrentar os desafios com segurança e confiança, por meio de experiências inteligentes e reflexivas. Destaca-se ainda que é preciso que os jogos propostos aos alunos representem uma atividade desafiadora, adequada ao seu nível de aprendizagem mily:"Times New Roman";color:#222222;mso-fareast-language: PT-BR'>Divisão de Pesquisa

 


Palavras-chave


Jogos matemáticos. Operações matemáticas fundamentais

Texto completo: PDF