Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
ETAPA FINAL DA PESQUISA SOBRE O USO DA VOZ NO APERFEIÇOAMENTO DA PERCEPÇÃO MUSICAL: práticas para um estudo coletivo
Natacha Tereza Hellstrom

Última alteração: 2016-07-28

Resumo


Esse projeto teve o objetivo de discutir a respeito de métodos de estudo de solfejo, bem como propor uma sequência progressiva de atividades que contribuam com a leitura e a percepção musical dos estudantes dos cursos de graduação em música da Unespar - Embap. Para tanto, o trabalho teve início com a análise de três métodos de solfejo: Barbosa (1987), Berkowitz et al (1997) e Duarte (1996), e o estudo de autores da técnica vocal (aliando teoria musical e conscientização da produção vocal), além da adição de desafios rítmicos para maior dinâmica às práticas. Definimos o livro de Duarte (1996) como o norte geral, por apresentar uma progressão clara e consistente de conteúdos. Também estão presentes nas páginas de exercícios alguns enunciados e textos de apoio para orientação da prática vocal. A sequência de atividades foi estruturada de forma cumulativa no que diz respeito a conteúdos rítmicos, melódicos e harmônicos, com base nos elementos vistos nos métodos e o perfil do alunado da instituição. Nessa etapa final estão sendo recolhidos comentários e depoimentos de estudantes por meio de questionário de questões abertas. Espera-se que este trabalho possa incentivar o interesse dos discentes pela leitura cantada, e uma maior conscientização da voz como instrumento e sua importância no estudo da música.


Palavras-chave


Solfejo; Canto coletivo; Percepção Musical.

Texto completo: PDF