Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A RECEPÇÃO DA OPERETA MARUMBY NA CURITIBA DOS ANOS 1920
Sr Torres Ribeiro

Última alteração: 2016-08-14

Resumo


O velho Teatro Guaíra foi o palco oficial de grandes pronunciamentos no início do século XX e ponto de encontro das distintas classes sociais, sendo uma das principais, se não a mais importante fonte de transmissão de informação, fomentado pelo cinema e espetáculos teatrais de gêneros variados, dentre eles o teatro de revista. Nesse sentido, através dos periódicos da década de 1920, procuramos demonstrar como o autor  utilizou-se de uma combinação de elementos múltiplos, agregando artistas amadores e profissionais ao grupo Sociedade Teatral Renascença,  para apresentar ao público local esta crítica social diferenciada, em forma de Opereta. O presente artigo tem por objetivo discutir a recepção do espetáculo de teatro amador Opereta Marumby, de Benedito Nicolau dos Santos, procurando estabelecer através de uma visão acadêmica o diferencial desta obra e sua contribuição para a cultura regional.

Palavras-chave


Opereta Marumby. Sociedade Teatral Renascença. Benedito Nicolau dos Santos.

Texto completo: PDF