Última alteração: 2016-08-04
Resumo
A presente pesquisa da iniciação científica acontece em nível de graduação e, principalmente, no contexto do Projeto de Extensão: UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná – Campus de Curitiba II – UNESPAR, o qual é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rosemeri Rocha da Silva. Essa pesquisa tem como objeto de estudo a obra “Resíduos”, a qual foi construída em uma construção compartilhada com quatro integrantes do núcleo em 2015, sob a concepção e dramaturgia de Rosemeri Rocha, possui caráter teórico-prático, já que os procedimentos de estudo envolvem leituras de referências bibliográficas, elaboração de procedimentos práticos em dança e discussões acerca da obra estudada, isto é, a integração entre a teoria e a prática do estudo da dança.
Essa pesquisa surgiu da necessidade de compreender os conceitos de performatividade e dramaturgia, como eles se relacionam e geram uma cena específica em dança, considerando-a enquanto uma potência de construção de falas pelo/do corpo. Acredita-se que o que se diz e o que se faz não são ideias separadas quando o discurso em dança é pensando e problematizado em relação ao modo como ele é proferido, isto é, o modo como ele se dá a ver em cena a partir das escolhas dramatúrgicas.
A cena é entendida aqui como espaço e movimento de atualização de informações, ideias e, logo, movimentos, e para que isso aconteça constatou-se que sua dramaturgia existe enquanto estrutura configurada de delimitação de tema, que revela escolhas que caracterizam o trabalho, mas, ao mesmo tempo, ela é móvel por acolher as atualizações e necessidades do corpo que emergem no enquanto da ação, atualizando a cena e suas questões.
O corpo se atualiza, pois desloca-se no tempo e no espaço, em virtude da mobilidade do trabalho artístico que acontece em diferentes contextos. Esse deslocamento do próprio trabalho desloca a própria dramaturgia e expande os discursos da dança e suas relações com o entorno. Portanto, o corpo como propositor de ideias nesses variados espaços é também autônomo diante da obra.
Então, é possível dizer que as considerações dessa pesquisa são fruto do estudo da obra “Resíduos”, ao revelar em sua estrutura um espaço de movimento reflexivo, crítico e propositor dos corpos e seus discursos na cena da dança.