Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DO TRABALHO COM PORTFÓLIOS
Mariane de Freitas, Kelen dos Santos Junges

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Pensar sobre a formação docente inicial e suas nuances é necessário para o entendimento da mesma, e ainda, da sua mudança de paradigma. Para tanto, o fazer docente precisa estar fundamentado em concepções significativas, inovadoras, embasadas teoricamente, e sua postura voltada para a responsabilidade e o compromisso profissional. A presnete pesquisa tem como objetivo geral analisar a Didática como fundamento da formação docente. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico e de campo, numa perspectiva qualitativa. O referencial teórico abordou a didática nos cursos de licenciatura, e apropriou-se do uso do portfólio na formação docente inicial. A pesquisa de campo contou com um questionário composto por questões abertas, o qual foi respondido por 39 acadêmicos do primeiro ano do curso de Pedagogia da Unespar/Campus de União da Vitória, dentro da disciplina de Didática. A partir das respostas dos sujeitos investigados, observou-se que o conhecimento construído sobre o portfólio e a apropriação deste por meio da sua efetiva construção e produção, proporcionou aos discentes vivenciar a teoria na prática, e ainda, oportunizou experiências para a futura prática enquanto profissional, como forma de, a longo prazo, estas vivências significativas refletirem na educação básica. Considerou-se que o uso de metodologias diferenciadas e inovadoras na disciplina de Didática e na formação inicial docente, como o trabalho com portfólios, favorece o desenvolvimento da autonomia do professor, estimulando a reflexão contínua sobre o seu próprio fazer docente, sobre a sua postura em sala de aula, de forma a constituir uma futura ação pedagógica planejada e reflexiva.

Palavras-chave


Formação Docente Inicial. Didática. Portfólio.

Texto completo: PDF