Última alteração: 2016-07-26
Resumo
O Estágio Supervisionado é um importante momento da formação dos licenciandos dos cursos de licenciatura, onde se tem um contato inicial com a profissão docente, vivenciando a prática pedagógica nas escolas de educação básica. Contribuindo também com a formação inicial de professores, o Programa Institucional de Iniciação a Docência – PIBID, se insere a partir do ano de 2007, nos cursos de licenciatura em muitas universidades, ampliando a possiblidade de vivência e experiências no ambiente escolar para os alunos da licenciatura. Enquanto a prática do Estágio Supervisonado é obrigatória para todos os licenciandos, com 400 horas durante o curso, as atividades do PIBID contemplam apenas alguns acadêmicos. Neste contexto, objetivamos com esta pesquisa compreender como o estágio supervisionado e o PIBID refletem na formação inicial de professores no curso de Geografia da UNESPAR – Campus de Campo Mourão. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando de referenciais teóricos buscados em livros, artigos e legislações. Foram realizadas também entrevistas com professores da rede básica de ensino e a aplicação de questionários com os acadêmicos do curso de Geografia da Unespar para diagnosticar as contribuições do Estágio Supervisionado e do PIBID na formação de docente em algumas escolas da rede estadual de ensino, nas quais ambas as práticas se efetivam. Constatamos que tanto Estágio Curricular Supervisionado quanto o PIBID vêm cumprindo com seus objetivos no curso de Geografia, havendo, muitas vezes, uma proximidade entre os dois, com atividades colaborativas que enriquecem ambos. No entanto ainda existem desafios a serem superados.