Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA IDENTIDADE DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: INVESTIGANDO PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (1º AO 5º ANO)
Sandra Inês Boller

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


Nossa pesquisa se justifica em função da emergência em desvelar a dimensão pedagógica da identidade profissional docente. A educação vem passando por uma crise que apresenta situações conflitantes de difíceis soluções, atingindo diretamente alunos e professores. Os professores não sabem muito bem como lidar com tal contexto, mas nos parece que continuam realizando um ensino baseado pura e simplesmente em transmissão de conhecimento, em geral realizado por via oral. Os autores que fundamentam este trabalho são estudiosos da profissão docente e da psicologia do desenvolvimento, mais especificamente Jean Piaget. Nosso objetivo foi investigar questões acerca da dimensão pedagógica da identidade do professor do primeiro ciclo da Educação Básica (1º ao 5º ano). Realizamos uma pesquisa empírica com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas obedecendo ao método clínico piagetiano. Foram entrevistados dez professores de três escolas públicas de União da Vitória-PR, com idade variando de 26 a 49 anos e tempo de serviço de 3 a 28 anos. A análise foi qualitativa e quantitativa e estabelecemos categorias a partir da fala dos participantes realizando as ponderações junto aos autores que embasam nosso trabalho. Classificamos suas falas em níveis de identidade, três níveis foram encontrados: I – Consciência elementar da relação pedagógica ensino-aprendizagem para a profissionalidade docente; II – Consciência incipiente da relação pedagógica ensino-aprendizagem para a profissionalidade docente; III – Consciência refletida da relação pedagógica ensino-apredizagem para a profissionalidade docente. A partir disso, tecemos as considerações finais no sentido de que os professores não tomam consciência (no sentido piagetiano) com relação à sua função, o que prejudica sua identidade profissional, porém nos parece haver de forma geral uma consciência incipiente acerca da temática tratada, já que dos dez (10) entrevistados nove (09) se encontram no nível II (Consciência incipiente da relação pedagógica ensino-aprendizagem para a profissionalidade docente).

Palavras-chave


Profissionalização docente. Identidade do professor. Ensino-aprendizagem

Texto completo: PDF