Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
ESTILO DE VIDA DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE PARANAVAÍ-PR
thais Langemberg Lima

Última alteração: 2016-08-02

Resumo


O estilo de vida (EV) se caracteriza como o modo de vida que pessoas adotam no cotidiano. Pode ser positivo quando favorece a saúde ou negativo quando contribui para aumentar riscos de doenças e acidentes. Adolescência pode ser período vulnerável para adoção de EV adequado apresentando fatores físicos, sociais e mentais que contribuirão para conscientização quanto ao EV mais adequado para saúde. Assim, esse trabalho descritivo exploratório objetivou identificar perfil de EV de adolescentes secundaristas. Amostra foi composta por 234 estudantes (masculino=107; feminino=127) secundaristas (Ensino médio-EM; Técnico-Tc) de um colégio público de Paranavaí-PR. Instrumento utilizado foi o questionário “Fantástico” (AÑEZ; REIS; PETROSKI, 2008) que compreende 25 questões divididas em 9 domínios: família/amigos; atividade física; nutrição; cigarro/drogas; álcool; sono/segurança/estresse/sexo seguro; tipo de comportamento; introspecção; trabalho. As questões têm 5 possibilidades de resposta sendo quantificadas entre 0 e 4 pontos (sendo 3 e 4 adequados), e, duas questões dicotômicas (0 ou 4pts) com o total somado podendo atingir 100pts. Estatística usada foi descritiva com valores em médias, desvio padrão e percentual de casos inadequados. O teste “t” foi usado para comparação entre sexos (p<0,05). Resultados principais indicaram que nível de EV foi considerado em média inadequado (65,6+-12,2), sendo que não há diferença (p=0,33) entre EV masculino (66,4+-12,4) e feminino (64,8+-12,0) nessa amostra. Identificou-se que 60,68% dos estudantes (46%masculino; 52%feminino) apresentaram pontuação classificada como inadequada. Concluiu-se que EV de estudantes foram predominantemente inadequados, sendo essa, importante informação para abordagem em caráter educacional e de conscientização com essa população no meio escolar visando melhoria do estado atual.

Palavras-chave


Palavras-chave: adolescentes; comportamento de risco; estilo de vida;

Texto completo: PDF