Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
DESIGUALDADES TERRITORIAIS NO TERRITÓRIO DE ABRANGÊNCIA DO CRAS VILA OPERÁRIA-PARANAVAÍ/PR
Gabriela Santana de Andrade

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


Este trabalho de pesquisa é oriundo das leituras e discussões realizadas no Projeto de Iniciação Científica (PIC) cujo foco é o estudo da proteção social básica da assistência social as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). A partir dos estudos realizados, despertou-se o interesse em compreender os motivos que levam as famílias a descumprirem condicionalidades na área da educação exigidas pelo PBF no território do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Operária. Para tanto delimitou-se como objetivo geral estudar as desigualdades territoriais e suas implicações para o descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) na educação.

Para o estudo das desigualdades territoriais definiu-se a presença/ausência de equipamentos escolares próximo ao local de residência, bem como o estudo das distâncias percorridas por crianças e adolescentes até as instituições escolares.

Adotou-se como metodologia estudo documental, bibliográfico, assim como coleta de dados em bancos de dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social, através do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) e do Sistema de Condicionalidades (SICON) disponível para gestores do PBF e assistentes sociais. Os dados que possibilitaram mensurar as distâncias entre escolas e bairros de moradia das famílias beneficiárias do PBF foram coletados através de ferramenta disponibilizada pelo Google Maps. A partir desses dados, delimitou-se para pesquisa quatro bairros com maior concentração de famílias em descumprimento de condicionalidades na educação no território de abrangência do CRAS Vila Operária.

Os resultados deste estudo apontam que, as desigualdades territoriais têm implicações com o descumprimento de condicionalidades, uma vez que, não existe escola de ensino médio voltado à oferta de ensino para adolescentes entre 15 e 18 anos próximo ao local de moradia dos estudantes e que os bairros com maiores concentrações de descumprimento de condicionalidades na educação também são os mais distantes das escolas de ensino fundamental.

 


Palavras-chave


Política de Assistência Social; Programa Bolsa Família; Condicionalidades.

Texto completo: PDF