Última alteração: 2016-08-10
Resumo
O presente trabalho busca traçar a relação que se estabelece entre a realidade dos cursos de artes visuais e o objetivo de seus alunos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Curitiba. Desenvolve-se uma análise sobre os diferentes espaços sociais validadores de arte em relação à arte criada e validada na universidade, explorando as questões das dificuldades que se desenvolvem no decorrer das graduações dos alunos de artes visuais em detrimento da necessidade da formalização científica de sua produção artística em muitos casos, observando especialmente o perfil destes que ingressam nos cursos de diferentes maneiras. Através de uma pesquisa realizada entre os alunos de artes visuais da instituição, observa-se questões como acessibilidade sócio econômica que os possibilitassem continuar dedicando-se ao curso, custos de materiais necessários ao estudo e prática das artes visuais, o estranhamento em relação às teorias acadêmicas de arte num questionário especifico que foi distribuído e preenchido por alguns dos alunos matriculados nos cursos.