Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
BRINQUEDOS RECICLADOS: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Paulo Alfredo BÖHM

Última alteração: 2016-08-16

Resumo


BRINQUEDOS RECICLADOS: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

 

Kauane Talita Borges da Silva (PIC-junior, Fundação Araucária)

 

Unespar/Paranavaí, kauane_talita@hotmail.com

Paulo Alfredo Feitoza  Bohm (Orientador)

Unespar/Paranavaí, pauloalfredobiologo@gmail.com

 

 

RESUMO

O processo de reciclagem consiste em transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo, os principais materiais recicláveis são: Papel, vidro, alumínio e plásticos e cada um tem um tempo de decomposição diferenciado.  Quando jogados no meio ambiente estes materiais podem levar dias ou muitos anos para se degradar, causando um grande impacto ao meio ambiente. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção, entretanto dependem que o lixo seja separado de forma adequada. A maior dificuldade é conscientizar as pessoas quanto à reciclagem de lixo, pois simples gestos feitos em casa já fazem uma grande diferença no meio ambiente. O objetivo deste projeto foi resgatar a arte de confeccionar brinquedos reciclados que desenvolvem a parte motora da criança e o universo lúdico e também contribuem como uma forte ferramenta de educação ambiental. No dia 11/12/2015 na Escola Municipal Pedro Real às 15:00 horas, realizou -se a confecção de brinquedos reciclados juntamente com os alunos e professores do 4 ano C, neste dia foram confeccionados dois brinquedos reciclados: o Pega Bola e a Peteca. Foram escolhidos brinquedos reciclados, cuja matéria prima é utilizada a partir de lixo com elevado tempo de degradação na natureza preferencialmente. Os materiais utilizados foram trazidos pelos próprios alunos ( garrafas pets, galões de catchup e jornais velhos). Por fim, foi entregue um questionário para cada aluno com algumas perguntas com o objetivo de incentivá-los a trocarem os brinquedos eletrônicos por um reciclado, feito por eles. As perguntas foram lidas e respondidas pelos alunos conforme seus gostos pessoais, respeitando a individualidade de cada criança. Analisando as respostas dos alunos observamos que 32% nunca tinham brincado com brinquedos reciclados, 36% trocaria um jogo eletrônico por um brinquedo reciclado, 82% vão fabricar seu próprio brinquedo reciclado em casa e 100% concordaram se as crianças brincassem mais com brinquedos reciclados, diminuiria a poluição do planeta.

 

 

 

Palavras-chave: Brinquedos reciclados. Reciclagem. Sustentabilidade.


Texto completo: PDF