Última alteração: 2016-07-28
Resumo
O estudo apresenta uma discussão sobre a importância da poesia na vida do indivíduo e da linguagem poética na formação de leitores competentes, tendo por objetivo apresentar aos alunos do Ensino Fundamental uma forma nova de poesia, a partir dos autores Clarice Freire e Pedro Gabriel. São poetas que enfocam uma visão diferente da poesia e uma forma alternativa de trabalho com este gênero. A pesquisa baseou-se, principalmente, no referencial teórico proposto por Kirinus (2008), Candido (1986), Paixão (1988), Moriconi (2002), Aguiar (2004), Pinheiro (2007), entre outros estudiosos que tratam sobre a poesia contemporânea, poesia esta que vem ganhando cada vez mais notoriedade, utilizando formas visuais e escritas que vem conquistando jovens e adultos pelo seu conteúdo intimista. Por intermédio de pesquisas bibliográficas baseadas nos autores supracitados e também na elaboração de oficinas voltadas para o estudo e produção de poesias, pudemos obter resultados altamente significativos sobre o tema, levando a poesia à Escola, como forma de estímulo à leitura, à criatividade, e, de certa forma, procurando minimizar os problemas psicossociais que encontramos nas salas de aula, principalmente por meio do contato com os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, onde foi constatado uma grande carência da linguagem poética, e de outros problemas de aprendizagem, resultantes da falta de contato com a leitura. Os resultados obtidos confirmam àquilo que Helder Pinheiro constata ao dizer que a poesia, seja provavelmente, de todos os gêneros literários o menos prestigiado no fazer pedagógico, o que é uma lástima.