Última alteração: 2016-12-05
Resumo
O intelectual Darcy Ribeiro propôs durante sua carreira de educador inúmeras ações voltadas ao desenvolvimento do ensino no Brasil. As suas publicações na área de educação contemplam a implantação do ensino em tempo integral com esforços voltados ao atendimento às crianças das famílias mais carentes. Este novo modelo de escola pressupõe a formação de um professor preparado para a atuação nestes modelos de ensino. A partir destes elementos esta pesquisa tem por objetivo analisar as propostas de formação de professores nas publicações de Darcy Ribeiro e a interpretação das diferenças existentes nas discussões de diversos autores sobre este tema. O texto toma como documento inicial o Manifesto dos Pioneiros da escola nova de 1932 e publicações subsequentes que contextualizam historicamente o processo de formação de docentes no Brasil. Na sequência são apresentadas as propostas de Darcy Ribeiro para formação de professores mediada por textos de autores como Antônio Nóvoa, Paulo Gomes Lima e Amelina Chave. Os resultados apontam que Darcy Ribeiro não sistematizou um programa para a formação de professores, mas apontou em seus escritos as características necessárias aos educadores, sendo as principais delas a solida formação humanística, o conhecimento sobre a realidade do Brasil e do seu local de atuação e o comprometimento com o desenvolvimento social e a redução das desigualdades.