Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS CONCEITOS DE FÍSICA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL SÃO VICENTE DE PAULA – MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA/PR
Shalimar Calegari Zanatta, Samile Nataly da Silva Rios

Última alteração: 2016-12-05

Resumo


Alguns pesquisadores da área de Ensino defendem a ideia de que os estudantes iniciam o estudo da Física compartilhando um conjunto de teorias baseadas no senso comum. Partindo dessa premissa acredita-se que o estudante pode cursar a disciplina de Física durante todo o Ensino Médio sem modificar o que os pesquisadores denominam de concepções alternativas. A pedagogia diretiva, caracterizada pela transmissão de conteúdos do professor para o aluno, não tem se mostrado eficiente para promover uma mudança conceitual das teorias físicas. Este trabalho objetivou identificar se os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança – PR, apresentam e quais seriam tais concepções. A partir daí comparar o resultado obtido com os resultados divulgados na literatura vigente.  A metodologia de pesquisa utilizada foi a entrevista semiestruturada. Os resultados revelam que de fato, os alunos mantêm suas concepções alternativas, geralmente embasadas nas teorias defendidas pela física aristotélica. Percebeu-se que os alunos apresentam maior facilidade em decorar o conteúdo ao invés de interpretá-lo a luz das teorias aceitas pela comunidade cientifica vigente.

Palavras-chave


Concepção alternativa. Conceitos de Física. Aprendizagem de Física.

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