Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE INTERESSE DOS ALUNOS DO 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO MÉDIO EM INGRESSAR EM CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Antenógines Leonel Pedroso

Última alteração: 2016-12-02

Resumo


Trata-se de pesquisa que teve por finalidade investigar o nível de interesse dos alunos do ensino médio pela área de ciências sociais aplicadas, levando em consideração suas motivações na escolha do curso, além de procurar entender as dificuldades encontradas no momento da escolha. Mesmo com a acessibilidade de informações nos dias atuais, observou-se grande carência de orientações para os jovens, não raro é possível notar adolescentes escolhendo sua profissão sem dar real importância para tal assunto. Dificilmente buscam informações sobre o mercado de trabalho e a profissão que pretendem exercer, mesmo em uma era onde a informação é de tão fácil acesso nos deparamos com jovens leigos sobre as profissões e seu mercado de trabalho. O que se nota a influência familiar e de amigos na oportunidade da escolha é algo que não podemos deixar de lado, isso ocorre com muita frequência e esse tipo de ação gera diversos males, pois com frequência nos deparemos com as salas de instituições de ensino superior vazias e profissionais frustrados por não sentirem prazer no magistério superior. A pesquisa aplicada em 6 (seis) escolas públicas e 1 (uma) escola privada na cidade de Apucarana atingiu 292 (duzentos e noventa e dois) alunos onde 45% (quarenta e cinco por cento) afirmam desejar ingressar em um curso superior por meio de vestibular e o restante pelo “Enem/Sisu”. Do total, 85% (oitenta e cinco por cento) pretendem ingressar em instituição pública. Dos pesquisados, 61% (sessenta e um por cento) informaram que querem estudar no período noturno, 25% (vinte e cinco por cento) em período integral e apenas 14%( quatorze por cento) de manhã. Dos pesquisados, 64% (sessenta e quatro por cento) receberam informação sobre o curso por meio de seus professores ou da internet. E ainda, 19% (dezenove por cento) escolheram o curso por desejo de aprimorar conhecimentos. Quanto aos cursos, 21% (vinte e um por cento) desejam Administração, 11% (onze por cento) Ciência da Computação, 10% (dez por cento) Ciências Contábeis. Os demais cursos oferecidos pela UNESPAR no campus¸ Apucarana ficaram entre 4 (quatro) e 9 (nove) por cento. A influência da família quanto a escolha do estudante por um curso superior ficou em 63% (sessenta e três por cento). Diante do exposto, acredita-se sobre a necessidade de melhorias nos níveis de informação quanto aos cursos oferecidos no sentido de ampliar as certezas quanto as escolhas.

Palavras-chave


Ensino médio; Curso superior; Ciências Sociais Aplicadas.

Texto completo: PDF