Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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AS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
AMANDA CAROLINA PEIXOTO CHAGAS

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Esta pesquisa analisa criticamente a questão da formação para o trabalho no ensino médio, além de investigar a compreensão que os docentes e equipe pedagógica possuem acerca dessa dimensão na formação do aluno. Inicialmente foi recuperado por meio de pesquisa bibliográfica o conceito de trabalho que permeia os debates educacionais e o percurso histórico que marcou as políticas para o ensino médio. A seguir foi analisada a Resolução que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes, a fim de identificar a concepção de trabalho que orienta as políticas educacionais. Também foram aplicados questionários para docentes e equipe pedagógica de um Colégio Estadual de Paranavaí, para verificar seu entendimento sobre a articulação do trabalho com a prática pedagógica no ensino médio. Os estudos históricos e as atuais diretrizes curriculares indicam a existência de uma concepção de trabalho que oscila entre seu sentido ontológico, que aborda uma ampla formação humana, e seu sentido prático, de atender às demandas do mundo produtivo, preparando o aluno para o trabalho. Conclui-se que a luta histórica em torno da educação da classe trabalhadora e seus objetivos traz reflexos para as políticas do ensino médio. Tais discussões teóricas e as indefinições no campo legal também permeiam o entendimento dos atores da educação escolar, que defendem uma educação que forme para o trabalho, para uma cidadania crítica e ainda para uma formação integral do educando, embora sem muita clareza de como isso se efetiva na prática cotidiana.

Palavras-chave


Ensino Médio; Preparação para o Trabalho; Formação Integral.

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