Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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AS PERSPECTIVAS DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Larissa da Silva Ribeiro

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


O presente estudo propõe-se a analisar os métodos de alfabetização, historicamente utilizados no Brasil, desde os chamados métodos tradicionais até as propostas atuais. Os dados históricos analisados evidenciam que os métodos de ensino de leitura e escrita atribuídos à alfabetização foram essenciais para a formação rigorosa dos professores alfabetizadores. Não há como conceber um alfabetizador que não conheça os métodos de alfabetização que permeiam o trabalho educativo no cotidiano escolar. Mesmo que muitos alfabetizadores não saibam distingui-los é sabido que esses métodos estão presentes no trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de alfabetização. Ao analisar os métodos também analisar-se-á as estratégias de ensino para o desenvolvimento da escrita proposta por cada um deles objetivando compreender o desenvolvimento da linguagem escrita na criança no processo de alfabetização. Metodologicamente este trabalho se desenvolverá a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial de análise a perspectiva crítica da educação brasileira. Fundamentando-nos nas referências teóricas concluímos que a unidade entre a alfabetização e tomada de consciência se constitui a partir da apropriação dos conceitos científicos possibilitada por um ensino deliberadamente voltado à transmissão do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas. Compreendendo que o desenvolvimento da linguagem escrita é fundamental para a criança, seu tratamento inadequado determinará negativamente toda sua trajetória escolar. Por isso, os resultados coletados poderão servir de material de estudo para que os professores alfabetizadores compreendam como a criança adquiri a linguagem escrita durante o processo de alfabetização.

Palavras-chave


Métodos de alfabetização; Estratégias de ensino; Linguagem escrita

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