Tamanho da fonte:
AS PERSPECTIVAS DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
Última alteração: 2016-07-27
Resumo
O presente estudo propõe-se a analisar os métodos de alfabetização, historicamente utilizados no Brasil, desde os chamados métodos tradicionais até as propostas atuais. Os dados históricos analisados evidenciam que os métodos de ensino de leitura e escrita atribuídos à alfabetização foram essenciais para a formação rigorosa dos professores alfabetizadores. Não há como conceber um alfabetizador que não conheça os métodos de alfabetização que permeiam o trabalho educativo no cotidiano escolar. Mesmo que muitos alfabetizadores não saibam distingui-los é sabido que esses métodos estão presentes no trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de alfabetização. Ao analisar os métodos também analisar-se-á as estratégias de ensino para o desenvolvimento da escrita proposta por cada um deles objetivando compreender o desenvolvimento da linguagem escrita na criança no processo de alfabetização. Metodologicamente este trabalho se desenvolverá a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como referencial de análise a perspectiva crítica da educação brasileira. Fundamentando-nos nas referências teóricas concluímos que a unidade entre a alfabetização e tomada de consciência se constitui a partir da apropriação dos conceitos científicos possibilitada por um ensino deliberadamente voltado à transmissão do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas. Compreendendo que o desenvolvimento da linguagem escrita é fundamental para a criança, seu tratamento inadequado determinará negativamente toda sua trajetória escolar. Por isso, os resultados coletados poderão servir de material de estudo para que os professores alfabetizadores compreendam como a criança adquiri a linguagem escrita durante o processo de alfabetização.
Palavras-chave
Métodos de alfabetização; Estratégias de ensino; Linguagem escrita
Texto completo:
PDF