Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
A Mulher de Lugar Nenhum: Chantal Akerman e os Deslocamentos Físicos e Cinematográficos
Waleska Antunes

Última alteração: 2016-08-09

Resumo


O presente artigo visa debruçar-se sobre uma tríade de filmes de temática migratória da cineasta belga Chantal Akerman – Là Bàs (2006), De L’Autre Côte (2002) e Sud (1999) em que envolve a análise do método de discurso de representação do imigrante (tendo como baliza teóricos como Robert Stam e Ella Shoat; Andréa França; Denílson Lopes), seus deslocamentos para além do físico e análise da linguagem cinematográfica e relação de unicidade presente nos três filmes, estabelecidos a partir das leituras dos contextos entre as situações transterritoriais, as dinâmicas dos pertencimentos e a questão da mobilidade no cinema contemporâneo.

Palavras-chave


cinema e migração; deslocamentos fílmicos; espacialidades móveis.

Texto completo: PDF