Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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BREVES APONTAMENTOS SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NA SOCIABILIDADE DO CAPITAL.
Mayara Silva Alves

Última alteração: 2016-08-03

Resumo


O presente trabalho refere-se à pesquisa de IC desenvolvida no programa PIC – UNESPAR/Campo Mourão. O objetivo foi fazer um exame crítico da chamada “Pedagogia empreendedora”, que representa uma teoria educativa conservadora, privatista e adaptacionista, mas que vem ganhando destaque na educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O argumento apresentado pelos autores desta corrente aparece como receitas práticas para a solução de problemas cotidianos e traz em seu bojo a defesa, direta ou indireta, do ideário neoliberal de responsabilização individual pelas questões sociais, e o faz seguindo a receita do senso comum, sem, portanto, uma discussão teórica e consistente da realidade social ou do mundo do trabalho. Nesse trabalho foram enfatizadas as ideias centrais da pedagogia empreendedora, a partir da análise de livros e artigos de autores que defendem essa pedagogia e, assim, buscou-se trazer à tona as contradições inerentes às mesmas no confronto com a realidade social, com a qual deve se haver as teorias críticas em educação, visando à transformação social e, ao mesmo tempo, uma formação emancipatória. Esta pedagogia não apresenta um cabedal teórico consistente, ficando na melhor das hipóteses, no nível do senso comum. Outra característica marcante deste campo é a rendição irrestrita ao ideário burguês o que ocorre é um processo ideológico de naturalização das relações sociais e, no interior destas, das relações produtivas inerentes ao capitalismo. Não existe nos autores estudados uma fagulha de crítica ao processo de alienação, de precarização do trabalho, de exploração enfim, processos que são típicos do capitalismo. A pedagogia empreendedora, por sua vez tem um alcance ideológico mais amplo, ao reforçar a tese tão difundida pelo neoliberalismo, de responsabilização individual. O que está em jogo é uma concepção de sociabilidade, de relações humanas e do que é o ser social, que elimine a crítica e a responsabilização do sistema capitalista, em si gerador das mazelas sociais a que estão submetidos os indivíduos.  Nesse sentido os resultados de nossa pesquisa apontaram para a necessidade de se criticar a pedagogia empreendedora e da maneira como a mesma vem se concretizando, tendo como objetivo a formação de uma teoria pedagógica comprometida com a transformação social, visando assim a emancipação humana.

Palavras-chave


Trabalho; Educação; Pedagogia Empreendedora.

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