Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Trabuco Malvestio da Silva

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


Este artigo tem por objetivo verificar como as tecnologias da informação utilizadas no contexto educativo, podem contribuir para a aprendizagem dos alunos. Para efetivação deste projeto serão analisadas algumas fontes bibliográficas que explicitem a importância do tema discutido e fundamente a discussão sobre as Novas Tecnologias da Informação no contexto educativo. A pesquisa será de ordem qualitativa com o intuito de ter mais clareza dos objetivos pesquisados. Para tanto, em um primeiro momento contextualiza a sociedade atual, bem como as tecnologias da informação na vida das pessoa. Atualmente os indivíduos estão cercados de aparatos tecnológicos e quase não se vive sem eles. Os adolescentes também utilizam as tecnologias da informação em seu dia a dia, como por exemplo o celular, para comunicação, diversão e também para acessar a internet e fazer trabalhos escolares. Ocorre que além de informar, os meios de comunicação trazem ideologias e estimulam o consumo. Por este motivo em um segundo momento, discute o termo Indústria Cultural e sua utilização na sociedade da informação e comunicação. Por fim, busca discorrer sobre os limites e as possibilidades das tecnologias da informação na escola. Ao final deste estudo, conclui-se que as tecnologias devem ser utilizadas na escola, pois incentivam os alunos ao aprendizado, tornando as aulas mais dinâmicas. Mas também precisa ser utilizada com cautela, pois os professores precisam planejar bem suas aulas, fazendo a mediação dos conteúdos ensinados, para não deixar o recurso falar sozinho, sem o complemento do professor.


Palavras-chave


Educação. Tecnologias da Educação. Aluno. Aprendizagem

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