Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO
Trabuco Malvestio da Silva, Martins Manoela da Silva Martins

Última alteração: 2016-08-10

Resumo


Este artigo tem por objetivo discorrer sobre os impactos das Tecnologias da Informação, na formação do pensamento humano. Para efetivação deste estudo foram analisadas algumas fontes bibliográficas que explicitaram sobre a importância do tema discutido, fundamentando o contexto que envolve as Novas Tecnologias da Informação e a formação do pensamento humano na sociedade capitalista. A pesquisa será de ordem qualitativa com o intuito de ter mais clareza dos objetivos pesquisados. Pautado nos autores da Teoria Histórico-cultural, em um primeiro momento discorre sobre o desenvolvimento das tecnologias na história dos homens, destacando que estas não são um produto específico da sociedade atual, mas que foram criadas na sociedade primitiva, quando os homens começaram a modificar a natureza e criar instrumentos de trabalho para sua sobrevivência. Na sequência discute sobre o desenvolvimento do pensamento historicamente nos seres humanos, segundo os pressupostos de Vygotsky (2009), fazendo um paralelo deste desenvolvimento com a sociedade atual, onde os indivíduos estão sendo influenciados cada vez mais pelas Tecnologias da Informação. Por fim exemplifica, como as Novas Tecnologias da Informação causam impactos no pensamento do homem na sociedade capitalista. Ao final deste estudo conclui-se que a formação do pensamento humano foi um processo longo e passou por três fases: gestual, sons desarticulados e palavras, e que atualmente, a linguagem e a imagem veiculados pelas Tecnologias da Informação, contribuem para formatar o pensamento humano em uma determinada direção – a que semiforma e aliena os indivíduos.

 

 


Palavras-chave


Tecnologias da educação; Escola; Pensamento

Texto completo: PDF