Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARANAGUÁ
Amanda Liz Mattozo Cordeiro

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos com a pesquisa História e a Memória da Educação Infantil em Paranaguá- Paraná. Fazendo uma retrospectiva histórica da realidade educacional infantil no espaço paranaense, focando a atenção na cidade de Paranaguá. Na produção deste trabalho, adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, utilizando os escassos escritos encontrados no Arquivo Público/ Instituto geográfico de Paranaguá; e a História Oral, dando voz àqueles que fizeram parte do cotidiano dos primeiros jardins de infância do município. Num primeiro momento houve um embasamento teórico com vários autores e pesquisadores da História Cultural, História Oral e Memória. No segundo momento, o histórico da educação infantil em Paranaguá, juntamente com transcrição de entrevistas. Dessa forma a história cultural, nos ancorou na interpretação do passado, contando com a participação dos professores que atuaram nesse período, relatando como era a educação infantil naquela época, apresentando materiais didático/pedagógicos utilizados pelas professoras no surgimento da educação da criança pequena. A história oral nos auxiliou dando voz para esses sujeitos que anonimamente ajudaram a construir uma história e que hoje por meio de sua participação, contribuem com as memórias, onde a mesma tem um papel importante para a aquisição de informações e da reconstrução da história da infância no município de Paranaguá.

 

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação Infantil. História e Memória. Professores.

Texto completo: PDF