Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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A CRÍTICA DE ARTE DE FERNANDO BINI: O CIRCUITO PARANAENSE
Roberta Bentes Kowalski, Katiucya Perigo

Última alteração: 2016-08-11

Resumo


Esta pesquisa desenvolveu-se acerca da produção escrita do crítico, curador e professor de História da Arte Fernando Bini. Com o estudo de caso aprofundou-se a compreensão da tarefa da crítica de arte, bem como da História da Arte do Estado do Paraná, visto que esse crítico tem pesquisado a arte regional. Investigou-se sua produção escrita relacionada às obras regionais, em seguida, escolheram-se textos que tratam do papel do artista no meio, da pesquisa teórica em arte e da presença da arte no meio paranaense. Os principais autores cujas teorias dialogaram com a pesquisa foram Anne Cauquelin, Ronaldo Brito e M. Goring. Houve o levantamento de textos do supracitado professor, entrevistas, assim como levantamento bibliográfico versando sobre Crítica de Arte e Curadoria. Com a colaboração destas fontes, elaborou-se um texto e dentre as questões levantadas destaca-se o posicionamento de Bini como crítico de arte no cenário do Paraná e seu papel fundamental no meio artístico desse Estado. Ao longo da pesquisa surgiu o questionamento do papel do curador, então se verificou como ele, se modificou no contexto atual. Ao que parece o conceito de crítico, curador e artista tendem a se fundir em um só.

Palavras-chave


crítica de arte; artes visuais; história da arte do século XX

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