Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

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ESTUDO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNESPAR - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO
Tainara Regina dos Santos Vilarino

Última alteração: 2016-08-04

Resumo


A evasão vem afetando consideravelmente várias instituições de ensino, tendo grandes proporções no Ensino Superior. Sendo assim, a presente pesquisa propõe a continuidade de uma pesquisa[1] realizada em 2014-2015, a qual calculou e verificou a “verdadeira” evasão no Curso de Matemática da Unespar Campus de Campo Mourão entre os anos de 2003 a 2013. Foi feito um estudo acerca dos motivos da evasão no curso de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Campo Mourão. A atual pesquisa além de utilizar os dados tabulados e tratados em uma pesquisa anterior fez contato com alunos evadidos identificados para uma entrevista, para uma análise qualitativa.  Para isso nos atentamos em elaborar um roteiro de entrevista contendo perguntas relacionadas à vida pessoal, acadêmica e social dos nossos sujeitos, ou seja, os alunos que outrora evadiram do curso de Matemática. Através das entrevistas, podemos concluir que um dos fatores determinantes pelo qual os alunos evadem (do curso de matemática da UNESPAR Campus de Campo Mourão) é o seu vinculo empregatício, onde alguns desses alunos em meio a sua jornada de trabalho não conseguem se dedicar aos estudos de maneira satisfatória, em decorrência disso os alunos acabam optando pela desistência do curso. Os resultados dessa pesquisa revelam que é necessário se investir na permanência desses alunos que estão ingressando, pretendemos com ela incitar uma discussão mais crítica acerta do assunto, um olhar mais aprofundado acerca das condições que são proporcionadas em um curso de licenciatura em Matemática.



Palavras-chave


Evasão. Ensino Superior. Licenciatura em Matemática.

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