Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), II Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar

Tamanho da fonte: 
MASSAS CERÂMICAS PARA USO NA ESCULTURA
Morgana Espindola

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Esse trabalho de Iniciação Científica tem por objetivo produzir massas cerâmicas para fins escultóricos dentro do ambiente acadêmico da Universidade Estadual do Paraná, a partir de argilas e massas existentes na grande região de Curitiba. O estudo pretende desenvolver  massas cerâmicas de baixo custo, alta plasticidade e resistência a queimas de alta temperatura. O projeto propõem também a adição de minerais à mistura de argila, com o objetivo de melhorá-la para o fim escultórico. Os minerais adicionados inicialmente foram o caulim, o feldspato e o quartzo. Cada um desses minerais tem um certo tipo de função na massa cerâmica. Esses minerais originalmente já são encontrados na argila natural, porém em quantidades mais baixas. Para esse projeto, escolhemos iniciar o trabalho através do método triaxial, que consiste em cruzar porcentagens de 3 elementos numa mesma composição. Foram obtidas inicialmente 21 massas cerâmicas com diferentes porcentagens de aditivos. Essas massas foram testadas em diversas formas de construção cerâmica como cordelado, placas, torno e extrusão. Todos os testes com adições de minerais mostraram-se possíveis, apresentando, no entanto diferenças na coloração e retração da peça após a queima.

Posteriormente, por pesquisa bibliográfica e de campo, encontramos outros materiais abundantes que poderiam ser incorporados na pesquisa, como o granito e o fonolito. Podemos notar que o adicionamento de minerais à massa cerâmica só vem a acrescentar a qualidade escultórica da argila natural. Foram realizados trabalhos artísticos satisfatoriamente com algumas dessas misturas de massa cerâmica, tendo esse estudo aberto um leque de possibilidades ainda a ser explorado.

Palavras-chave


escultura; massas cerâmicas; arte contemporânea

Texto completo: PDF