Última alteração: 2016-08-12
Resumo
No campo da educação contábil tem havido pouca preocupação em estabelecer vínculo direto entre resultados do que se pesquisa sobre os diversos aspectos da contabilidade e sua potencial e efetiva aplicação como elemento que subsidie a ação docente em se tratando de ensinar. Professores e alunos concebem ainda a ideia de que cursos superiores de contabilidade se destinam unicamente à formação de mão-de-obra qualificada em termos técnicos para o exercício profissional da contabilidade. A realidade que tem se apresentado requer sim a formação de profissionais qualificados tecnicamente, mas, sobretudo, com habilidades e competências além das técnicas. A pesquisa no campo contábil pode ser tomada como um importante princípio educativo que concretamente proporciona condições para que o futuro profissional tenha pleno desenvolvimento de habilidades que o torne mais do que um reprodutor de conhecimentos aplicados, mas um profissional apto a pensar e responder aos anseios e exigência do mundo do trabalho de forma autônoma intelectualmente, ciente das interconexões de seu campo com outros campos profissionais e com a sociedade de modo geral. O objetivo desta investigação foi compreender como professores de graduação de Ciências Contábeis concebem e incorporam a pesquisa enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, teve abordagem qualitativa e característica exploratória. Os dados foram coletados por meio de questionários não estruturados junto a professores do curso de Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão da UNESPAR. Em síntese, os resultados da investigação apontam que o aprendizado da pesquisa contribui para o desenvolvimento de autonomia intelectual dos estudantes, útil tanto do ponto de vista de suas trajetórias acadêmicas quanto profissionais. Todavia, também revelam que o incentivo e/ou a prática da pesquisa enquanto fomentadora de aprendizagens de conteúdos e enquanto construtora/reconstrutora de conhecimentos tem se apresentado de forma tímida na formação dos estudantes de contabilidade. Professores pouco trabalham e incorporam práticas de pesquisa científica ao longo de suas disciplinas.