Última alteração: 2016-08-04
Resumo
Na formação universitária em nível de graduação, pesquisa pode ser encontrada em diversos momentos: em disciplinas curriculares, trabalhos de conclusão de curso e Iniciação Científica – IC, por exemplo. Em se tratando de IC, pesquisa é tomada em seu sentido mais formal onde o aluno que a realiza insere-se no processo de aprendizagem do fazer científico, integrando-se na cultura científica de um campo específico do conhecimento. Assim, a IC proporciona condições para que estudantes de graduação construam postura investigativa crítica e criativa, guiando-os por caminho de amadurecimento e desenvolvimento pessoal e profissional através de sua participação em processos de produção de conhecimentos. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi compreender as influências da Iniciação Científica nas trajetórias acadêmica e profissional de egressos do curso de Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão da UNESPAR. De abordagem qualitativa, a coleta de dados foi por meio de questionários não estruturados junto aos ex-alunos do curso que realizaram IC entre 2008 e 2014. Estudantes de contabilidade tiveram pouca participação no programa de IC da UNESPAR, desde seu surgimento. Em 2008 acontecem as primeiras orientações e desde então elevou-se a participação de professores e alunos. Entre 2008 e 2014 foram 4 professores orientadores e 21 projetos desenvolvidos ao todo, entre PIC e PIC Jr, este último destinado a alunos do ensino médio. Especificamente no PIC, com alunos da graduação, foram 14 projetos desenvolvidos. De forma geral, os resultados apontam que o aprendizado da pesquisa pelos estudantes contribui para o desenvolvimento de autonomia intelectual deles, promovendo aptidões e capacidades julgadas relevantes e úteis tanto em suas trajetórias acadêmicas quanto profissionais.